Você sabe qual é a relação entre Arquétipos e Forças de Caráter?
NENHUMA, MAS TODA!
Saudações positivas!
Para iniciar esse assunto controverso, vou explicar por que estes conceitos não possuem relação…
O conceito de arquétipo foi concebido pelo psiquiatra suíço Carl Jung, que foi contemporâneo de Freud e viveu entre 1875 e 1961, portanto muito antes da Psicologia Positiva ser fundada, em 1998. Além disso, seu idealizador, Martin Seligman, não teve nenhuma influência teórica de Jung para fundar a Psicologia Positiva.
Por outro lado, podemos analisar os arquétipos sob o ponto de vista das Forças de Caráter e Virtudes, mas antes vamos entender o que são os arquétipos.
ARQUÉTIPOS
Segundo Jung, arquétipos são imagens primordiais, ou seja, as formas mais antigas da imaginação humana e que jazem adormecidas nas camadas mais profundas do inconsciente. Por isso eles são vistos e reproduzidos em sonhos, nas mitologias, contos de fadas e, atualmente, em filmes e propagandas.
Os arquétipos atuam como forças inconscientes que impulsionam nossas ações, por isso poderíamos fazer um exercício criativo e tentar relacioná-los com as Forças de Caráter.
A psicóloga junguiana Carol Pearson escreveu o livro O Herói Interior, onde ela descreve 6 arquétipos baseados na Jornada do Herói, descrita pelo mitologista Joseph Campbell. Posteriormente, ela publicou O Despertar do Herói Interior, onde descreve 12 estágios da jornada, cada um impulsionado por um arquétipo.
Juntamente com Margaret Mark, especialista em marketing e branding, elas escreveram O Herói e o Fora-da-Lei, onde classificam os consumidores e as marcas em 12 diferentes arquétipos.
Neste e-mail, quero falar de apenas quatro arquétipos – o Mestre, o Guerreiro, o Curador e o Visionário, que foram descritos pela antropóloga Angeles Arrien no livro O Caminho Quádruplo. E, utilizando de liberdade criativa, irei propor quais seriam as forças de caráter de cada arquétipo.
GUERREIRO
Este é o arquétipo do protagonista nos mitos, histórias e filmes de aventura, como Hércules e Aquiles, na mitologia grega, os samurais no Japão, ou os cavaleiros da Távola Redonda. Nos desenhos e filmes modernos temos os Vingadores, da Marvel, e os super-heróis da Liga da Justiça.
Sua grande Virtude é a Coragem e suas principais forças de caráter seriam bravura, vitalidade, perseverança e integridade.
MESTRE
O herói costuma ser jovem, forte e habilidoso, mas carece de sabedoria e experiência. Por isso, em toda história, o herói possui um mentor, que representa o arquétipo do Mestre. Em Star Wars, temos o Mestre Yoda (meu favorito!), os X-Men possuem o Professor Xavier, em Karatê Kid temos o Sr. Miyagi (também amo!), e em Matrix temos Morpheus, o mentor de Neo.
A maior virtude do Mestre é a Sabedoria e, dentre suas principais forças, destacam-se amor ao aprendizado, perspectiva e critério, bem como prudência e integridade.
CURADOR
O curador é o arquétipo da bondade, do altruísmo, do amor e do cuidado com o próximo. Nos filmes e histórias é comum que seja uma personagem feminina, como a Branca de Neve, que cuida dos 7 anões, e a Bela, que mostra amor pelo pai e pela própria Fera, ou Dorothy em O mágico de Oz.
A maior virtude do Curador é a Humanidade e suas principais forças seriam amor, generosidade e inteligência social, bem como gratidão e perdão.
VISIONÁRIO/MAGO
O visionário tem a habilidade da visão maior, de enxergar aquilo que ninguém consegue ver. Pode ser um oráculo, profeta ou um mago. Ele pode enxergar o futuro ou acessar o mundo espiritual. Em Matrix existe um oráculo, retratado por uma senhora dona-de-casa, capaz de visualizar o futuro de todos os personagens. Rei Arthur tem o Mago Merlin, e Caverna do Dragão tem o Mestre dos Magos (alguém lembra dele?). Mas visionários mesmos foram os criadores desses personagens: Walt Disney, George Lucas (Star Wars), Stan Lee (Marvel) e J.K. Rowling (Harry Potter).
As principais forças do visionário seriam: criatividade, perspectiva, curiosidade, esperança, espiritualidade e apreciação da beleza e da excelência.
QUAL É SEU PRINCIPAL ARQUÉTIPO?
A partir dessas descrições, talvez você consiga identificar seu principal arquétipo. Observe suas forças de assinatura (as 7 mais altas) e verifique qual desses 4 arquétipos você mais se identifica.
Compartilhe sua resposta em nossa enquete no Canal VIP do Telegram, através deste link: https://link.flowpsicologiapositiva.com/telegram
Um grande abraço e muiittoo floww! 🌻
Helder Kamei
CSI – Character Strengths Interventor
Presidente de APPAL e Instituto Flow