Meditação e os meninos presos na caverna na Tailândia
- Postado por Helder Kamei
- Data outubro 20, 2018
O poder da meditação
Logo após a tragédia dos meninos presos numa caverna na Tailândia, eu recebi um convite de uma rádio que iria comentar o episódio para eu explicar um pouco sobre o que é a meditação e quais são seus benefícios físicos, mentais e emocionais desta prática.
Os meninos ficaram 17 dias presos, sendo que nos primeiros 9 dias eles ficaram totalmente no escuro e sem alimentos. Quando os mergulhadores chegaram, eles se surpreenderam porque os meninos estavam física e mentalmente bem. Descobriram que o treinador havia sido um monge budista durante 10 anos e que ele ensinou os meninos a meditar, o que certamente ajudou para que eles não entrassem em pânico e se mantivessem emocionalmente equilibrados. A meditação também ajudou a manter a saúde física, porque ela diminui o metabolismo e com isso eles conseguiram permanecer saudáveis com o pouco alimento que eles tinham.
Eu fiquei particularmente sensibilizado com o ocorrido por dois motivos: primeiro, porque sou praticante e professor de Meditação e Psicologia Positiva, e segundo, porque três meses antes eu e minha esposa estávamos na Tailândia em uma espécie de retiro espiritual e até fizemos uma cerimônia de casamento e renovação de votos com as bênçãos de três monges budistas.
Como a meditação salvou esses 17 meninos
No vídeo abaixo eu comento sobre como a meditação ajudou a salvar os meninos na caverna da Tailândia e, no vídeo a seguir, você pode ouvir o áudio da entrevista que eu dei na rádio sobre a meditação e seus benefícios.
Um grande abraço e muito FLOW!
Helder Kamei
Psicólogo, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP
Fundador do Instituto FLOW Psicologia Positiva, Coaching e Liderança
Presidente da APPAL (Associação de Psicologia Positiva da América Latina)
Fundador do Instituto FLOW Psicologia Positiva, Coaching e Liderança e presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL). Psicólogo, Mestre em Psicologia (USP) e especialista em Psicologia Positiva pela University of Pennsylvania.