Seu cliente é religioso ou espiritualizado?
Quando pergunto a alguém qual é a sua religião, cada vez mais tenho ouvido a resposta de que “sou espiritualizado”. Mas qual é a diferença entre religiosidade e espiritualidade? Qual é a relevância disso para o seu trabalho como Coach, terapeuta ou profissional que atua com desenvolvimento humano?
Bem, a religiosidade tem a ver com seguir práticas e adotar as crenças de uma determinada religião, seja ela católica, evangélica, espírita, budista ou outra. Ela é manifesta através de comportamentos, ações e conexões a uma instituição religiosa.
Por outro lado, a espiritualidade é uma construção interna, subjetiva, e tem a ver com o sentimento de que pertencemos a algo maior do que todos nós. Tem a ver com o sentimento de que estamos interconectados e à sensação de que há um propósito maior em nossas vidas.
A espiritualidade pode ser desenvolvida através de uma religião, mas também é possível desenvolvê-la fora da religião, como, por exemplo, por meio da arte, música, poesia, dança e por qualquer atividade humana que nos leve ao alto engajamento e transcendência.
Para que você entenda os benefícios da espiritualidade nos processos de desenvolvimento humano, preciso que você conheça, antes, um conceito poderoso.
Nos estudos da Psicologia Positiva – mais precisamente no estudo do Flow – destacou-se muito a importância de vivenciarmos atividades de alto engajamento, em nosso dia a dia, pois essas atividades são fundamentais para nossa saúde emocional e percepção de bem-estar. Quando falamos em desenvolver a espiritualidade por meio arte, música e outras atividades, estamos falando do próprio estado de Flow, que é um estado mental favorável para o aprendizado, alto desempenho e a transcendência.
Profissionais que lidam com o desenvolvimento humano, possuem como missão, essencialmente, extrair o melhor dos seus clientes/pacientes. Nessa hora, o desenvolvimento da espiritualidade exerce um poderoso papel, pois conecta o indivíduo a um olhar abrangente sobre o mundo, sobre a vida, sobre si mesmo e sobre seu papel (propósito) aqui.
Se você achou interessante esse assunto e busca melhor o resultado do seu trabalho com desenvolvimento humano, quero aproveitar para te convidar para a próxima PositiveClass, que é uma série de aulas gratuitas que dou no YouTube, onde, nessa próxima terça-feira (20h), falarei sobre Espiritualidade como um poderoso aliado em processos de coaching e terapias.
Para assistir a essa aula, basta se inscrever nesse link para ser lembrado: https://lp.
Um grande abraço e muito Floww!
Helder Kamei
Presidente de APPAL – Associação de Psicologia Positiva da América Latina
Psicólogo e Mestre pela USP