A Psicologia Positiva e a Gratidão
- Postado por Helder Kamei
- Data abril 6, 2021
Saudações Positivas!
Hoje eu gostaria que você refletisse sobre essa pergunta: Como ser grato quando a vida parece ingrata?
É muito fácil sentir gratidão à vida quando você está saudável, feliz e sua carreira está prosperando, mas como ser grato em tempos de pandemia e quarentena, quando nós ou nossos familiares estão com COVID, nosso negócio está parado e nossa renda caiu substancialmente?
Nesse momento, é difícil sentir gratidão e é fácil se revoltar com a vida, com as pessoas, com o governo e até mesmo com Deus. Porém, a gratidão pode ser sentida até mesmo em tempos tão desafiadores. E de fato, segundo o Relatório Mundial da Felicidade publicado pela ONU no Dia Internacional da Felicidade (20/03), uma das características que ajudou as pessoas a preservar seu bem-estar, saúde mental e relacionamentos, foi a gratidão.
Recentemente eu contraí a COVID e, apesar de todo mal-estar físico causado pela doença, percebi que em nenhum momento me senti digno de reclamar da situação. Pelo contrário, consegui até mesmo sentir gratidão. Quando ligava os noticiários e via o número de mortos, pessoas internadas na UTI e pessoas que não conseguiam vaga, leito e oxigênio, eu imediatamente agradecia por estar vivo, respirando, em casa e ao lado de quem amo.
Em seguida, fazia a meditação da compaixão pensando em todos os enfermos e seus familiares. De fato, pesquisas científicas apontam que a gratidão favorece a empatia, generosidade e compaixão.
Vamos fazer uma prática positiva?
Escreva e responda a seguinte questão: Por pior que esteja sua situação hoje, pelo que você pode se sentir grato(a) na sua vida hoje?
Faça uma lista e enumere suas bênçãos.
Essa é uma excelente prática para ativar o sentimento de gratidão e aumentar a felicidade e o bem-estar em sua vida.
Vamos praticar?
Um grande abraço e muito FLOW!
Fundador do Instituto FLOW Psicologia Positiva, Coaching e Liderança e presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL). Psicólogo, Mestre em Psicologia (USP) e especialista em Psicologia Positiva pela University of Pennsylvania.