A autossabotagem pode impedir seu cliente de progredir!
Imagine que você está na rua e está com fome. Nesse momento você se lembra que traz em sua bolsa uma banana. Você tira ela da bolsa, retira a casca e começa a comer. Ao terminar, você arremessa a casca da banana no lixo, 20 metros a frente, e erra. Ela cai no chão. É bem provável que você escorregue se pisar nessa casca. Você caminha. Faltam apenas 10 metros. A casca está bem perto de você e você simplesmente continua andando em direção a ela. Falta 1 metro. O ideal seria pegar essa casca do chão, mas você continua e se distrai. Ao pisar, você toma aquele baita tombo por causa da casca de banana que você mesmo jogou no chão.
Saudações Positivas!
No e-mail anterior expliquei o que é Inteligência Positiva e como medi-la.
Resumidamente, Inteligência Positiva é a capacidade de usar nossa mente como aliada, evitando ou reduzindo a autossabotagem. E a forma de medi-la é através do Quociente de Positividade (QP).
Nesse e-mail vou explicar como nossa mente pode sabotar o sucesso do seu cliente e até a felicidade dele.
Mas o que são e quais são os Sabotadores Mentais?
Obviamente ninguém se sabota de forma consciente e intencional, mas, de forma inconsciente e involuntária, acabamos nos sabotando. Sabotamos nossa dieta, nossa rotina de exercícios físicos, nossa prática de meditação, nossos estudos semanais, nosso compromisso em economizar dinheiro, nossos relacionamentos…
E a causa pode ser muito anterior ao seu momento atual. Talvez venha de sabotadores internos que foram criados na infância, em um momento que nos foram úteis, mas agora já não nos servem mais.
Shirzad Chamine, autor do best-seller Inteligência Positiva, com MBA em Stanford, bacharelado em Psicologia e doutorado em Neurociências, descreve os 10 sabotadores internos. Vou resumi-los para vocês:
- Crítico: é o sabotador-mestre, nosso principal sabotador. Nos torna críticos com as pessoas, com as circunstâncias e conosco mesmos.
- Hiper-Realizador: é aquele que nos faz trabalhar em excesso e ter a necessidade de ser extremamente produtivo o tempo todo.
- Insistente: é o perfeccionista. Aquele que precisa fazer tudo com perfeição e se frustra quando não consegue.
- Hiper-Racional: aquele que considera a razão superior às emoções, nos tornando frios e insensíveis.
- Prestativo: é bondoso, altruísta e generoso. Ajuda a todos, menos a si mesmo.
- Vítima: precisa chamar atenção sobre si mesmo, mostrando como sua vida é difícil.
- Inquieto: não consegue ficar parado e relaxar, ou entrar em contato consigo mesmo.
- Hiper-Vigilante: se sente constantemente ameaçado pelo mundo e pelas pessoas.
- Controlador: é aquele que sente necessidade de estar no controle de tudo, de si mesmo e dos outros.
- Esquivo: nos faz fugir dos conflitos e dos riscos, procrastinando e não enfrentando aquilo que é necessário.
Os sabotadores funcionam exatamente como a metáfora da casca da banana. Eles nos levam em uma direção que gera prejuízo, mas como não temos clareza disso, acabamos seguindo por esse caminho e escorregamos por nossa própria culpa.
Uma coisa importante de ser dita, é que todos nós temos sabotadores ativos, e isso não é exceção ao seu cliente. O primeiro passo para lidar com esses sabotadores é reconhecê-los.
Você sabe quais são seus Sabotadores?
Existe um teste desenvolvido por Shirzad Chamine que avalia a força de cada um dos Sabotadores. Para descobrir os seus e dos seus clientes, disponibilizei o link no meu site para que você possa fazê-lo gratuitamente.
https://www.
Um grande abraço e muiittoo floww!
Helder Kamei
CSI – Character Strengths Interventor
Fundador do Instituto FLOW®